terça-feira, 24 de maio de 2011

Centenário Das Assembleias de Deus no Brasil

Gunnar Vingren e Daniel Berg
Em 25 de março de 1902, o Jovem Sueco Daniel Berg, com 18 anos crente da igreja Batista desembarcou em Boston , nos Estados Unidos. Depois de 7 anos, retornou a Suécia e conheceu a nova doutrina do batismo com o Espírito Santo por meio do pastor Lewi Pethrus que fora seu amigo de infância.
  Quando retornou aos Estados Unidos, em Chicago, ele recebeu a promessa pentecostal em 15 de setembro de 1909.

  Em 19 de novembro de 1903, o jovem sueco Gunnar Vingre chegou a Kansas City (EUA). Era crente Batista e trabalhara como evangelista na Suécia. Recebeu o batismo com o Espírito Santo em novembro de 1909 numa conferência em Chicago.
  Gunnar Vingren e Daniel Berg se conheceram em 1909, na cidade de Chicago. Os dois descobriram que tinham uma chamada missionária.
  Adolf  Uldin, membro da igreja Batista sueca em South Bend, que Vingren pastoreava, profetizou que eles iriam para um lugar chamado "Pará". Vingren descobriu num mapa na biblioteca de sua cidade que Pará era um estado do Norte do Brasil.
  Deus, então, revelou-lhes, quando estavam orando, em outra ocasião, que deveriam sair de Nova Iorque com destino ao Pará no dia 5 de novembro de 1910.
   Decididos a atender ao chamado divino para a obra missionária no Brasil, Vingren deixou em 12 de outubro de 1910, o pastorado da igreja em South Bend e Daniel Berg saiu do seu emprego numa quitanda em Chicago.
  Após terem experiências marcantes em relação ao dinheiro de que precisariam para viajar, embarcaram em Nova Iorque na terceira classe do navio Clement rumo ao Brasil. Na viagem de quatorze dias, tiveram de experimentar uma comida nada agradável. Mas, eles ficaram ali, ditados na terceira classe, orando durante todo o tempo. Certo dia, Daniel profetizou que o Senhor estava com eles, e verdadeiramente sentiram isso em seus corações.
  Durante o período em que estavam no navio, oraram por um companheiro de viagem e evangelizaram um outro que veio a aceitar a Cristo como Salvador.
  Chegaram a Belém do Pará em 19 de novembro de 1910. Em Belém, moraram no porão da igreja Batista. Nos cultos e reuniões de oração da igreja, Vingren e Berg, quando começaram a falar o idioma português, pregavam a respeito do batismo com o Espírito Santo. O objetivo deles era pregar o evangelho de poder aos seus ouvintes.
  Celina Martins Albuquerque, Membro da Igreja Batista, creu na mensagem pentecostal pregada pelos jovens missionários e recebeu o batismo com o Espírito Santo quando orava de madrugada em sua casa, no dia 2 de junho de 1911, juntamente com outra irmã da sua igreja, Maria de Nazaré.
  O batismo com o Espírito Santo da irmã Celina Albuquerque, e também da irmã Maria de Nazaré, fez surgir uma discussão na igreja Batista de Belém, que culminou na expulsão de 13 membros, no dia 13 de junho de 1911. No dia 18 do mesmo mês e ano, domingo, com 18 pessoas presentes mais Vingren e Berg, nasceu na casa de Celina Albuquerque, a Missão de Fé Apostólica, que, em 11 de janeiro de 1918, foi registrada oficialmente como SOCIEDADE EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS.

(Retirado do livro de Lições Bíblicas:- lição 10- Assembléia de Deus 100 anos de Pentecostes CPAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário